terça-feira, 19 de março de 2019

Musse ou mousse? 

A palavra é feminina ou masculina?

escrita correta da palavra é musse. A palavra mousse é forma original da palavra em francês. A palavra musse é um substantivo feminino e se refere a uma comida leve e cremosa. 


terça-feira, 5 de fevereiro de 2019

Todos os modos possíveis… ou possível?


“Tinha tentado de todos os modos possíveis”. A última palavra é um adjetivo e concorda obrigatoriamente com o substantivo “modos”. Basta substituí-la por outros adjetivos para verificar isso: “Tinha tentado de todos os modos disponíveis”, “…de todos os modos imagináveis” etc.

Possível” deve permanecer no singular apenas quando estiver inserido em locuções adverbiais superlativas como “o mais possível”, “o menos possível”, “o melhor possível”, "o máximo possível" etc. O que denuncia a locução adverbial neste caso é o fato de sempre começar com “o” (artigo).

Um exemplo: “Procuro tornar meus textos o mais corretos possível”, construção que pode ser reorganizada de forma mais clara como “Procuro tornar meus textos o mais possível corretos”, ou seja, “corretos na medida do possível”. “O mais possível”, sendo uma locução adverbial, fica invariável, como invariável ficaria qualquer advérbio empregado nessa frase: “Procuro tornar meus textos muito (e não muitos) corretos”.

terça-feira, 22 de janeiro de 2019

Verbos no Particípio

particípio indica uma ação que já se encontra finalizada. Transmite, assim, uma noção de conclusão da ação verbal. O particípio é usado na formação dos tempos compostos, sendo também utilizado em locuções verbais e em orações reduzidas.
O particípio é uma das formas nominais dos verbos, juntamente com o infinitivo e o gerúndio, não estando relacionado com nenhum modo ou tempo verbal. 
Existem particípios regulares e particípios irregulares.

Particípio regular

A maioria dos verbos apresenta um particípio regular, terminado em -ado nos verbos da 1.ª conjugação e em -ido nos verbos da 2.ª e da 3.ª conjugação.

Verbos que têm apenas particípio regular

Particípio irregular

Existem poucos verbos que apresentam apenas particípio irregular, maioritariamente terminados em -to ou -so.

Verbos que têm apenas particípio irregular

Nota: Também os verbos derivados desses verbos apresentam apenas particípio irregular.

Duplo particípio: verbos abundantes

Há, contudo, vários verbos que apresentam duplo particípio, ou seja, um particípio regular e um particípio irregular, sendo chamados de verbos abundantes.

Verbos abundantes com particípio regular e irregular

Verbo aceitar: aceitado (regular) e aceito (irregular)
Verbo entregar: entregado (regular) e entregue (irregular)
Verbo prender: prendido (regular) e preso (irregular)
Verbo eleger: elegido (regular) e eleito (irregular) 
Verbo exprimir: exprimido (regular) e expresso (irregular)
Verbo extinguir: extinguido (regular) e extinto (irregular)
Nos verbos abundantes, o particípio regular é usado de forma preferencial com os verbos auxiliares ter e haver, na voz ativa. Já o particípio irregular é usado de forma preferencial com os verbos auxiliares ser e estar, na voz passiva. 

Exemplos de uso do particípio regular

  • Já tinham entregado a encomenda quando lá cheguei.
  • Eles nunca teriam aceitado aquele comportamento.
  • Meu irmão, aos seis anos, já tinha ganhado dois torneios de tênis. 

Exemplos de uso do particípio irregular

  • A encomenda já foi entregue?
  • Esse comportamento não será aceito!
  • O torneio de tênis já está ganho.

Particípio com função de nome

Sendo uma das formas nominais do verbo, o particípio pode desempenhar função de nome, atuando como um adjetivo.

Exemplos de particípio como adjetivo

  • Meu pai é versado nessa matéria.
  • Aquele trabalhador é muito aplicado

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Mostra x Amostra

Num cartaz se deve escrever “mostra cultural” ou “amostra cultural”?

Os verbos mostrar e amostrar são praticamente sinônimos, mas em relação aos substantivos mostra e amostra a tradição fixou um emprego diferente para cada um.

A palavra amostra designa a pequena porção de um produto usada para demonstrar a qualidade do todo. A pequena quantidade de sangue que se retira para exame em laboratório é uma amostra. O vendedor apresenta ao comprador potencial uma pequena quantidade do produto (pode ser um perfume, um tecido) para que ele possa ter ideia das qualidades do produto. Todos conhecem a expressão “amostra grátis”.

Já a palavra mostra designa a exposição que se faz ao público de obras artísticas, científicas, históricas ou culturais. Fala-se, por exemplo, de mostra do cinema brasileiro, mostra de fotografias. Conforme a tradição, o que se deve dizer é, pois, “mostra cultural”, e não “amostra cultural”.


_______________________________
Nota da Editora:

Pela preservação de nossa língua, fica o registro!!
Disponível em: