Professor Reinaldo Passadori, CEO do Instituto Passadori, esclarece se há ou não crase na expressão "educação a distância".
Estamos vivendo um momento de grande ebulição tecnológica e ouço em quase todas as empresas que visito ou realizo apresentações, que a necessidade de promover educação a distância de qualidade é grande. Ou será educação à distância?
Tão importante quanto entender como a tecnologia pode aperfeiçoar o processo de ensino dentro das empresas, importante também é cuidar para que a comunicação no ambiente virtual seja de qualidade, precisa e correta.
O uso da crase na expressão em questão, quase sempre traz dúvidas e vejo que a crase acaba permanecendo na maioria das vezes. Porém, acredito que a atenção à regra que sustenta o emprego da crase ou não neste caso, resolverá de vez a sua dúvida. Veja:
Diante da palavra distância, emprega-se crase se a mesma estiver especificada. Observe os exemplos:
a) As caixas amplificadoras de som estavam à distância de 200m do público.
b) O detetive vigiava o suspeito a distância.
No primeiro exemplo usa-se crase, pois a palavra distância está especificada (200 m). Já no segundo exemplo a expressão apresenta-se sem crase porque não há especificação da distância.
Logo, a dúvida sobre a frase apresentada neste artigo (Educação a distância ou Educação à distância), pelo código padrão, não pode ter o acento indicador de crase, pois não há especificação, então o correto é: Educação a distância.
Simples não? Gosto de frisar que a revisão realizada aos poucos sobre as regras que regem a nossa língua, é extremamente importante para nos manter seguros e a frente das dificuldades, que a grande maioria dos profissionais possui, lhe dando assim, margem para grandes oportunidades e conquistas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário