Como "aprender" e compreender os aspectos morfossintáticos e semânticos da letra do Hino Nacional Brasileiro
por Luiz Roberto Wagner*
Tanto o Hino Nacional Brasileiro como a Bandeira Brasileira são sempre lembrados nas Copas do Mundo e nas Olimpíadas, ocasiões em que os brasileiros fazem questão de desfraldar ininterruptamente a flâmula verde-amarela e deixar escapar dos lábios, ainda que erroneamente, alguns versos do hino pátrio.
Os brasileiros temos o dever não só de cantar corretamente o Hino Nacional, mas também de compreender a letra em todos os seus aspectos linguísticos.
Geralmente os professores analisam todos os gêneros textuais - romance, crônica, poesia, publicidade, ensaio -, mas se esquecem de interpretar com os alunos a riqueza do léxico e da sintaxe que há na letra do Hino Nacional Brasileiro.
Hino é um poema ou canto lírico de invocação ou adoração, que celebra uma divindade, um herói ou um acontecimento histórico. E a letra do Hino Nacional Brasileiro resgata fatos da Independência do Brasil, numa alusão ao grito "Independência ou Morte"; cita o Cruzeiro do Sul, símbolo que se faz presente no Brasão da República Federativa do Brasil; o nosso país, metaforizado em "florão", é um dos principais países da América, o Novo Mundo, destacando-se como enfeite em forma de flor.
Ao criar a letra, Joaquim Osório Duque Estrada escreveu "O lábaro que ostentas estrelado, / E diga o verde-louro dessa flâmula", fazendo-nos apreender o sentido das palavras lábaro e flâmula como sinônimos de bandeira, e levando-nos à compreensão de que a bandeira brasileira possui um círculo azul repleto de estrelas e o verde-amarelo simboliza as grandes conquistas da nação - frutos das lutas e das revoluções do passado - e sugere a contribuição da paz, no futuro.
Ver reportagem completa...
http://linguaportuguesa.uol.com.br/linguaportuguesa/gramatica-ortografia/37/uma-re-leitura-do-hino-nacional-brasileiro-como-apreender-265050-1.asp#.U7KQK0CfQYA.google
Nenhum comentário:
Postar um comentário